1/24/2014

Fotografias Pós-Morte


Atualmente, quando alguém vem a falecer nós fazemos um velório para assim nos despedirmos daquela pessoa em questão. É uma tradição. Sempre foi assim, não é? Não é?


No século XIX, houve um costume no mínimo bizarro onde as pessoas tiravam fotos pouco depois da morte sendo uma maneira popular de honrar e lembrar os mortos, as chamadas Post Mortem Photos ou Fotografias Pós-Morte.


Entretanto não era só isso que o tornava bizarro e sim pelo fato de muitas das fotos serem tiradas com o morto do lado de pessoas vivas! Como se fosse uma linda foto de uma família completamente viva.


Os álbuns dos mortos eram uma espécie de negação da morte ao mesmo tempo que tornavam-se coisas guardadas pela família para lembrar dos entes queridos. A fotografia em si funcionava como última homenagem aos falecidos.Os retratos eram feitos especialmente de bebês e crianças talvez devido à alta taxa de mortalidade infantil durante a era Vitoriana.


Para essas fotos o importante era fazer parecer que os falecidos estivessem dormindo ou em posições de pessoas "vivas". Em algumas, eram colocadas estacas de madeira por dentro da roupa dos cadáveres, ao mesmo tempo que eram maquiados e colocados em posições como se estivessem vivos, como: em pé ao lado de familiares, sentados em sofás, abraçando um ente querido ou outra pose que fosse normal para quem estivesse vivo.


Esse costume não é mais usado, porém as fotos ainda estão guardadas. Separamos algumas fotos que vocês podem ver a seguir.

A falecida está deitada no chão como se tivesse dormindo


Todas as mulheres da foto estão mortas.
A única que está virada só está assim por seu rosto está desconfigurado.


Criança morta como se tivesse dormindo com suas bonecas.


Mulher morta em pé com ajuda de madeiras atrás de sua roupa.

Os dois estão mortos. A pose é como se tivessem adormecendo.

Bebê "adormecido" em cima da cadeira

Ambas mortas

0 comentários:

Postar um comentário