6/14/2013

As histórias originais dos contos de fadas - Parte 1


Todos sabemos como vai terminar: o príncipe beija a princesas, e todos vivem felizes para sempre. Mas será que foi sempre assim?


A verdade é que a maioria dos contos de fadas que nós conhecemos hoje, em sua origem,tinham finais muito mais extremos, e envolviam temas mais pesados, como canibalismo,homicídio e tortura. A maioria das histórias tem uma adaptação dos Irmãos Grimm, e também a ''ré-adaptação'' da Disney abrandados para versões mais politicamente corretas, adequadas para as crianças hoje.


Conheça algumas das versões originais:

Bela Adormecida



Essa história é provavelmente a que tem a versão original mais bizarra. Na versão original, a moça não é vítima de uma maldição, mas de uma profecia.


Uma farpa de linho entra sob a unha da princesa aos 15 anos e ela imediatamente cai morta. O rei coloca sua filha em uma cadeira de veludo do palácio, tranca e parte para sempre, pra apagar a lembrança de sua dor. Algum tempo depois, outro rei estava por ali caçando e encontra Bela Adormecida. Ele apaixona-se
por sua beleza mas como não consegue acordá-la, a estupra e vai embora.


Nove meses depois Bela Adormecida dá a luz a gêmeos, mas continua adormecida. Um dia um dos bebês não encontra seu seio para mamar e coloca a boca no dedo da mãe e suga. Suga com tanta força, que extrai a farpa e faz despertar (violada e mãe de duas crianças, que ela sequer sabe de onde surgiram).Como se não bastasse tudo isso, o rei manda buscar a moça e as crianças, convenientemente esquecendo de avisar que ele é casado.


A esposa do rei descobre o caso e manda cozinhar as duas crianças e servi-las para o rei, mas é impedida e assassinada pelo próprio rei. Assim, a bela princesa fica livre para casar com o seu estuprador, e todos vivem felizes para sempre.

Branca de Neve e os Sete Anões



O primeiro fato interessante sobre esse conto é de que ele possivelmente foi inspirado em fatos reais. No século XVI, viveu uma princesa chamada Margarete von Waldeck, conhecida por sua beleza. Ela cresceu na região de Waldeck – onde as crianças pequenas, que trabalhavam nas minas, eram conhecidas como “anões” – e era detestada por sua madrasta. Felipe II, da Espanha, decidiu casar-se com a bela jovem, mas antes que isso fosse possível ela morreu envenenada.


Assim nasce a Branca de Neve, como as preces da Rainha sua mãe, que era muito vaidosa e vive se olhando em um espelho, fazendo a famosa pergunta ‘Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu?’ O espelho respondia que não, até que Branca de neve completou sete anos, o espelho afirmou que existia, e essa pessoa era sua filha.


A rainha passou a odiar Branca de Neve, e queria ela morta urgentemente, e começa a conspirar para que ela morra a deixando sozinha entre outras, até que não consegue causar nenhum acidente, contrata um mercenário, para que mate a menina, e como prova do feito, lhe traga o coração, pulmões e fígado para que ela coma, pois ela acredita que comendo os órgãos da princesa, iria desenvolver características como ela. Porém, o caçador sente pena da pobre menina e não o faz.


A Branca encontra a casa dos sete anões, que a acolhem, e avisam que ela não pode deixar ninguém entrar na casa enquanto eles estão fora. A rainha se disfarça de uma velha senhora, e visita a casa dos anões três vezes, como na história criada pela Disney.


O final é que realmente importa: Branca de Neve não cuspiu a maça pelo beijo do Príncipe  Na verdade, o Príncipe passa por ali e vê a Branca de Neve morta em uma cripta muito atraente, o próprio insiste muito e os anões o deixam leva-la. Ao trotar do cavalo, o caixão acaba caindo e com a queda Branca de Neve cospe a maça.

Outro ponto mudado foi o destino da vilã: é colocado sapatos de ferro com brasa e a fazem dançar até a morte.

Chapeuzinho Vermelho




O clássico conto da menininha que encontra com um Lobo Malvado no caminho para a casa de sua avó. O lobo engana a menina e chega antes na casa da vovozinha  devorando-a e deixando apenas seu sangue e uns poucos pedaços para fazer de comida para a Chapeuzinho. Quando a Chapeuzinho Vermelho finalmente chega, ela encontra o Lobo disfarçado de vovó e o próprio a faz comer sua vó e acaba rolando o famoso diálogo “Que olhos grandes você tem” e a devora também. Já cheio o Lobo dormece.


O caçador vai à casa da vovó, vê o lobo dormindo e então usa uma tesoura para abrir a barriga dele e tirar as duas de dentro. Antes que o lobo acorde, a Chapeuzinho enche sua barriga com pedras pesadas. Assim que ele acorda, tenta correr e não consegue por causa do peso, então, cai morto.

A Pequena Sereia



A pequena sereia possuia 5 lindas irmãs mais velhas, filhas do Rei do Mares. Quem cuidava das 6 meninas era a avó. E quando elas completavam 15 anos ganhavam a permissão de ir à superfície. Na sua ida à superfície, a pequena sereia se apaixona por um príncipe de um navio (e o salva quando o navio afunda). Ela vai atrás da bruxa do mar para ganhar pernas, mas sob algumas condições: ela perderá a voz, a cada passo sentirá dor como se pisasse em facas e por fim, se o príncipe não se casar com ela, ela estará condenada a virar espuma do mar.


Depois da transformação ela se aproxima do príncipe e ele passa a amar, mas como se ama uma criança e não uma esposa. Algum tempo depois, um casamento é arranjado entre o príncipe e uma princesa de um reino próximo. Ele confunde a princesa com sua salvadora e fica noivo dela. No dia antes do casamento, as irmãs da sereia aparecem. Elas deram seus cabelos para a bruxa em troca de uma faca, que se cravada no coração do príncipe, dará a chance de a pequena sereia continuar viva e voltar a ser sereia como antes. Mas a pequena sereia não tem coragem de realizar tal ato e acaba virando espuma do mar.




0 comentários:

Postar um comentário